Volante de ônibus solta na mão de motorista em Belo Horizonte

Por pouco Belo Horizonte não vivenciou uma tragédia envolvendo um ônibus que presta serviço de transporte público na capital, nesta semana. O volante de um coletivo da linha 318 (Estação Barreiro/Jardim Liberdade) se soltou na mão do motorista enquanto ele dirigia o veículo, na última quarta-feira (15).
O veículo seguia vazio pela avenida Senador Levindo Coelho, no Barreiro, em baixa velocidade, quando a peça se soltou. O coletivo faz parte da frota da empresa Transoeste, a mesma responsável pelo ônibus da linha 305 (Estação Diamante/Mangabeiras) que se envolveu em um acidente com cinco mortes durante o Carnaval de 2018, por falta de freios em uma descida.
Outros ônibus da empresa também já tiveram problemas de manutenção e precisaram ter as viagens interrompidas.
“Graças a Deus que não aconteceu um acidente gravíssimo. Poderia ter acontecido uma tragédia. É um absurdo a condição dos ônibus. Alguns veículos são presos com arame e estão em péssimas condições de uso”, disse uma funcionária da empresa, que prefere não ser identificada.
A mulher enviou uma foto ao portal em que mostra a situação precária de outro ônibus:
Em nota (confira na íntegra abaixo), o Setra-BH (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte) disse que o veículo foi recolhido para a vistoria e será vistoriado.
“O Setra-BH informa que o veículo foi recolhido para manutenção e será vistoriado para apontar a causa do defeito no equipamento. A entidade ressalta que todos os veículos gerenciados recebem manutenções periódicas e só são liberados para circulação após vistoria em toda a sua estrutura e equipamentos”.
A empresa que opera o trânsito da capital não soube informar se o veículo já havia sido multado por falta de manutenção. Disse apenas que o ônibus passou por uma vistoria recente, que deve ser repetida ainda em janeiro.
“A última vistoria deste veículo havia sido em 29/07/2019 e o mesmo estava com o retorno programado para o dia 29/01/2020. No dia 29/1, o veículo passará por nova vistoria e todos os itens de segurança serão novamente checados pelos vistoriadores da BHTrans”, afirma.
A multa para veículos flagrados em más condições chega a R$ 516,33. No entanto, a BHTrans não informou se a Transoeste foi multada neste caso.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Disqus Shortname