Empresa testa ônibus autônomo na Região Metropolitana de Curitiba

A Via Technologies está testando um ônibus autônomo na Região Metropolitana de Curitiba, no Paraná. A empresa também é responsável por testes da tecnologia na Argentina, Colômbia e Peru.
O sistema VIA Mobile 360 ADAS, desenvolvido pela empresa, já foi testado na China e agora chegou ao Brasil. A expectativa da Via Technologies é de que empresas de ônibus do Brasil adotem a tecnologia em grande escala em breve.
“Expectativas traçadas em 2017 eram de 350 veículos autônomos existentes no mundo. Esse número deve subir para perto de 190 mil até 2022, em um sinal de crescimento exponencial desse mercado. Em cima desses estudos, falamos que é uma tecnologia que vai ser implementada cedo ou tarde”, afirmouUbiratan Resende, diretor geral da Via Technologies no Brasil, em nota.
O ônibus elétrico autônomo que circula em Curitiba é o Enchi Self Driving EV Bus, que foi projetado e construído pela montadora chinesa Enchi Auto. O veículo trafega pelas ruas da unidade da companhia em Huzhou, cidade chinesa localizada na província de Zhejiang.
“O sistema que possibilita ao veículo trafegar sem um condutor humano é o VIA Mobile 360 ADAS, solução da VIA Technologies capaz de captar imagens de tudo o que acontece ao redor do EV Bus, interpretá-las e compará-las a outras informações enviadas por outras fontes”, informou a empresa, em nota.
O ônibus conta com quatro câmeras externas possibilitam a captura de uma visualização de 360 graus ao redor do veículo. Além disso, o ônibus vem com o ADAS (Advanced Driver Assistance Systems), um sensor localizado na dianteira do ônibus que, dotado de vídeo analítico, identifica e interpreta todas as variáveis envolvidas na condução, como distanciamento das faixas de rolagem, limite de velocidade da via e interpretação dos semáforos e sinalização.
Os dados obtidos são combinados com informações de outras fontes, como a geolocalização via GPS, e encaminhados à central do veículo, uma plataforma big data que define os comandos que farão o veículo ter uma reação adequada e instantânea em cada situação.
“O sistema autônomo de condução utiliza algoritmos avançados para, por exemplo, a partir dos dados recebidos do ADAS, manter o veículo a uma distância segura dos demais, trafegar a uma velocidade pré-estabelecida ou adotar um modo segurança quando há pedestres próximos da via. Se há um afastamento das faixas, o sistema corrige a rota imediatamente. Caso surja um obstáculo, o veículo para sozinho e retoma o movimento assim que possível”, informou a Via Technologies, em nota.
Ainda segundo a empresa, dados como localização, trajeto, paradas programadas, velocidade e status dos principais componentes aparecem, em tempo real, em uma tela localizada no interior do ônibus, para que os passageiros possam saber tudo o que está acontecendo. O sistema também identifica o número de passageiros e quando alguém quer descer ou entrar no ônibus, para que o veículo realize os comandos adequados.
“Os testes estão evoluindo. Temos um ônibus grande em circulação na China desde o ano passado, mas também fazemos análises envolvendo serviços delivery. Já temos várias empresas interessadas no Brasil”, disse Resende.

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