Transportes Santa Maria, que fica em São Bernardo do Campo, está preparando veículos para operar em turismo e fretamento
Uma empresa de fretamento e turismo do ABC Paulista adquiriu duas unidades do Marcopolo New G7. A compra, feita pela Transportes Santa Maria, que fica em São Bernardo do Campo, foi uma das primeiras após o lançamento da linha.
Os ônibus vêm com chassi Mercedes-Benz O-500 RS e carroceria Paradiso 1200 New G7, a grande novidade da Marcopolo, que foi apresentada no final de julho, na feira Transpúblico, na capital paulista.
O tvcds foi até a garagem da Santa Maria para conferir as novas unidades nesta quarta-feira, 26 de setembro de 2018. O diretor da empresa, Carlos Alberto Calado Nunes, informou que os carros chegaram na segunda-feira.
Os veículos ainda estão sem placa, com alguns plásticos nos bancos e cheiro de ônibus novo. A previsão de Nunes é de que até 11 de outubro, na véspera do feriado, os dois carros já estejam em condições de rodar.
“Nós temos um certo cuidado com os carros. Quando eles chegam, a gente encosta, lixa a pintura, faz um polimento, coloca roda de alumínio, adesivamos com nossos letreiros, prefixos. Depois tem que fazer licenciamento e documentação: NTU, Artesp, ANTT, já está sendo providenciado e demora em torno de 10 a 15 dias para resolver todos esses problemas de documentação”, contou.
Nesta quarta, os ônibus estavam na oficina da empresa, recebendo polimento e os adesivos da empresa. Em seguida, os veículos passarão pelas mãos do eletricista da empresa, para realizar a instalação dos acessórios.
O gestor comercial da empresa, Luiz Couto, contou que o ônibus possui quatro monitores de TV, câmera de ré para auxiliar o motorista nas manobras, banco do condutor com acabamento diferenciado, apoio de coluna mais alto e câmbio automatizado.
O modelo New G7 adquirido pela empresa vem com a configuração turismo / leito, possui 14 metros e 46 poltronas.
“Isso dá um conforto a mais para os passageiros, com espaço maior e descanso de perna, com acabamento em couro nas laterais. Os bancos também têm acabamento em couro”, disse.
A linha New G7 da Marcopolo também possui modernizações de design, com um novo conjunto ótico, faróis de neblina e frisos laterais cromados.
FROTA DA EMPRESA
A Transportes Santa Maria fica localizada no bairro Ferrazópolis, em São Bernardo do Campo, e possui dois pontos de apoio em Mauá e Ribeirão Pires, também na região do ABC Paulista.
A Santa Maria possui em torno de 130 veículos, sendo em torno de 48 ônibus, 28 micro-ônibus e mais de 60 vans, que são todas Sprinter 415, da Mercedes-Benz.
Os micro-ônibus são Volkswagen 960 com carroceria Marcopolo Senior e os ônibus são distribuídos entre Mercedes-Benz e Scania, todas com carroceria Paradiso 1050 ou 1200, da Marcopolo.
Além das duas unidades do New G7, a empresa recebeu em maio seis ônibus Mercedes-Benz O-500 RS Marcopolo Paradiso 1200, mas da linha G7.
Também foram adquiridos micro-ônibus com banheiro. Segundo o diretor da empresa, na frota, os veículos de menor porte com sanitário representam 30% do total da categoria.
Existem micros de 26 lugares com e sem banheiro e micros com 30 lugares, sem a disponibilização de sanitários, de acordo com Nunes.
EMISSÃO DE POLUENTES
Além disso, segundo o diretor, 100% da frota possui motor Euro V há quase dois anos, com isso, os ônibus são abastecidos com o diesel S10, o que contribui para menor emissão de poluentes.
No caso dos micro-ônibus, é utilizado o ARLA (Agente Redutor Liquido de Óxido de Nitrogênio Automotivo). Trata-se de um reagente composto por 32,5% de ureia de alta pureza em água desmineralizada.
Como ação para contribuir com o meio ambiente e compensar os poluentes que são emitidos pela empresa, a Transportes Santa Maria realiza anualmente, em novembro, uma ação de reflorestamento, em parceria com o Instituto Ipê.
NOVAS COMPRAS
Nunes informou ao tvcds que não estão previstas novas compras para este ano. A empresa aguarda uma definição sobre a questão da obrigatoriedade da instalação de elevadores em toda a frota.
“Quando se fala em totalidade da frota, é totalmente fora do que o mercado precisa. Foi um grande problema em termos de custo, manutenção. Acho que um percentual da frota atenderia muito bem a demanda, porque não temos procura para esse tipo de serviço. Creio que vou ficar um ano sem comprar carro, se continuar assim”, avaliou Nunes.
OUTRAS VENDAS
A empresa de fretamento Pevidor Turismo, de Cuiabá (MT), foi a primeira companhia a receber no mercado nacional uma unidade do Marcopolo New G7, cuja linha foi lançada no final de julho, na feira Transpúblico, na capital paulista.