[Resenha] No meu lugar - Jorge Castro


O livro é contado em primeira pessoa pelo Pedro, um jovem que está em crise. Ele foi expulso de casa por causa de sua sexualidade, e está morando junto com seu amigo Guilherme, que o acolhe em meio à essa crise.

Com depressão e ansiedade, ele passa os dias isolado no quarto, saindo vez ou outra para comer. Trabalha um pouco, criando designs para seus clientes, mas logo a crise começa a tomar conta dele, e ele novamente fica incapacitado, voltando a se esconder do mundo.

Como se não bastasse a dor e a frustração por não ser aceito pela sua própria família, que deveria ser seu suporte, seu porto seguro, seu apoio incondicional para o que der e vier, Pedro ainda começa a entrar em conflito interno por sentir sentimentos aflorando por Guilherme, sentimentos estes que ele tenta a todo custo esconder, por medo do episódio que ocorreu com seus pais, tão recente volte a acontecer e ele fique sem ninguém mais uma vez.

A princípio, apenas temos conhecimento de que seus pais descobriram que ele era gay, e que não aprovando, brigaram e o expulsaram. Mas conforme a história vai correndo nós percebemos que o que realmente ocorreu é muito pior do que imaginamos. É simplesmente horrível, e inimaginável que as pessoas poderiam tratar a quem amam dessa forma, apenas por estarem com medo

Confesso que esse livro foi bastante difícil de se ler. Não pela leitura não ser fluída, ou por ser chato, mas o peso. O autor conseguiu colocar tantos sentimentos ali dentro, o medo, a frustração de ter a vida arrasada, a dor de ser traído pelas pessoas que amava, o sentimento de se sentir impotente, incapacitado, e com tanta intensidade que algumas vezes eu me sentia sufocada. Angustiada. Me sentia terrível.

Ele nos mostra uma realidade cruel, e que infelizmente acontece com mais frequência do que achamos. Mas mais do que isso, ele mostra como é importante que nesse momento, ou em qualquer momento em que estejamos em crise, o quão importante é ter quem nos ajude, quem nos dê apoio e que se importe com a gente. E que principalmente, não desista da gente.

Eu recomendo esse livro, porém com cautela, já que ele não é de muito fácil leitura. Leia com calma, pare quando precisar e retorne. Porque é uma história mais perto da realidade do que imaginamos, e que por muitas vezes, a ignoramos.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Disqus Shortname