Resenha: Este Livro É Gay (James Dawson).


IMG_3263
O livro alcança o objetivo ao qual se propõe: é um manual. Mas relaxa, não é um manual chato, afinal, ele fala sobre a comunidade LGBT (como isso pode ser chato, né?).
Quando terminei a leitura, percebi que o livro de Dawson tem duas características: engraçado e informativo. Quem já tem mais idade provavelmente vai achar o livro muito infantil e que ele contém informações muito básicas. E é isso mesmo! Acredito que se eu tivesse acesso a esse livro lá pelos meus 13 anos de idade, tudo seria diferente. Informação é a chave contra o preconceito e eu adoraria que LGBTs e seus pais lessem o manual que Dawson escreveu.
A única ressalva seria referente às partes em que o autor fala da comunidade trans. Claro, ele se esforça e é honesto durante todo o livro, mas acho que valeria a pena ter se aprofundado um pouco mais no tema, pois eu senti que ficou um pouco apagado na obra (o mesmo vale para as lésbicas). Isso provavelmente deve ter acontecido porque Dawson é homem cis, e eu respeito a atitude dele de não querer falar por pessoas de outras comunidades, expondo apenas um conhecimento básico sobre elas e dando voz a todos quando se utiliza dos depoimentos que estão por todo o livro.
Algumas pessoas podem se sentir intimidadas, pois o autor sempre faz um discurso de luta, de que as pessoas LGBT têm que ser engajadas no processo de reconhecimento social e nas questões que envolvem a comunidade. Porém, não há motivos para se sentir pressionado! Calma! Somos livres e se você não se sente confortável lutando com a comunidade, basta não atrapalhar. É simples.
Cheio de piadas (não preconceituosas) e informação segura, Este Livro É Gay é uma luz para quem está se descobrindo e, quem sabe, para que já se descobriu, mas ainda tem dúvidas sobre o que é ser LGBT.
*Reseña disponible en español aquí.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Disqus Shortname