Godinho diz que foi um erro acionamento de SIRENE da VALE


Foi uma loucura e muito desespero a fuga de ontem (22). Animais domésticos foram soltos, pessoas entraram em pânico e não sabiam para onde correr, outras ainda foram tirar carros da garagem para depois seguirem pela rota de fuga”. Esse relato foi resumido por uma das moradoras, de 65 anos, dona Carmem Miranda, que cotou com a ajuda de vizinhos.
Na manhã deste sábado (23) o Prefeito de São Gonçalo do Rio Abaixo, Antônio Carlos Noronha Bicalho, emitiu um documento para cobrar explicações da Mineradora Vale sobre o acionamento errado da Sirene. Ele também gravou um vídeo, postado em rede social, acalmando os são-gonçalenses e falando sobre o documento enviado para a Mineradora.
Barão Cocais – No final da manhã de sábado (23) o coordenador adjunto da Defesa Civil, tenente-coronel Flávio Godinho, se reuniu com os moradores da zona secundária da cidade de Barão de Cocais, onde reside cerca de 9 mil pessoas, para explicar como deve ser a evacuação dos moradores. Ele ressaltou que no caso de rompimento da barragem da mina do Gongo Soco, ela levaria cerca de uma hora para chegar até as primeiras casas.
Godinho informou ainda que na próxima segunda-feira (25) será realizado um simulado de emergência com a população, para instruí-los melhor na pratica para evacuação. Será informado ainda sobre o plano de contingência, que divide a cidade em quadrantes e estabelece áreas de autossalvamento, que está sendo aperfeiçoado para que os setores da prefeitura, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Estadual e Municipal, bem como a Polícia Militar, possam fazer a retirada das pessoas das áreas de risco com mais eficiência e rapidez.
Um grande aparato Policial Militar e Civil, Policiais Rodoviários e Corpo de Bombeiros foram direcionados para a cidade de Barão de Cocais, onde permanecerão por tempo indeterminado.
Ainda permanecem alojados em pousadas e hotéis da cidade e região, cerca de 424 moradores removidos na primeira suspeita de elevação de nível 1 da Barragem para o nível 2. Esse moradores não poderão retornar para suas respectivas casas enquanto não ocorrer o descondicionamento da barragem.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Disqus Shortname